H-alt
  • Sobre
  • Zoom
  • Revista
  • Webcomics
  • Álbuns H-alt
  • Colaboradores
  • Prémios
  • Loja
  • Contacto

ORIGENS MARVEL
O Tocha Humana

2018-02-14

O Tocha Humana, no original The Human Torch, é uma criação da autoria de Carl Burgos, publicado pela primeira vez na revista Marvel Comics #1 em Outubro de 1939. Trata-se do primeiro super-herói daquele que mais tarde viria a ser conhecido como o universo Marvel. 
​
Imagem

A primeira aparição deste herói é um exemplo por excelência do tipo de histórias comprimidas, rocambolescas, com um ritmo alucinante  e um estilo de desenho caricato que dominaram a chamada Idade de Ouro dos comics. A aventura tem início com uma conferência de imprensa levada a cabo pelo Professor Horton que apresenta ao mundo a sua criação - o primeiro andróide, por outras palavras, um ser humano sintético.  O inventor revela que a sua criação tem um problema técnico. Ao conduzir os repórteres ao seu laboratório, o Professor Horton apresenta-lhes a criatura no interior de uma câmara de vidro hermética a quem baptiza de "Tocha Humana". Quando o cientista aciona a entrada de ar no interior da câmara, o andróide irrompe em chamas.  Perante o cenário inusitado, os representantes da imprensa exigem que o cientista destrua a sua criação antes que algum louco descubra os seus segredos e os use contra a civilização. O Professor recusa, sendo mais tarde visitado pela Guilda dos Cientistas que lhe recomenda a destruição do andróide. O inventor acaba por chegar a um compromiso e decide encerrar o seu andróide dentro de um tubo de aço selado em betão,  jurando encontrar uma forma de controlar as chamas da criatura.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Algum tempo depois, uma pequena fuga de oxigénio para o interior do tubo onde se encontra encerrado o andróide provoca uma explosão que liberta a criatura. Consciente mas confuso, o Tocha Humana corre pelas ruas da cidade, incendiando tudo aquilo em que toca. Os bombeiros encharcam-no com água, procurando apagar as chamas, sem sucesso. Percebendo os danos que está a causar, o Tocha mergulha numa piscina particular, propriedade de Sardo, um criminoso extorcionista. Percebendo o valor do andróide para os seus esquemas ilegais, Sardo, com a ajuda do seu subalterno Red, decide vender seguros contra incêndios à empresa Acmen Warehouses, ameaçando o presidente da companhia a comprar-lhe o produto ou a sofrer represálias. Face à recusa deste, Sardo transporta o Tocha Humana num tubo preenchido com água até à empresa. Quando Sardo e Red quebram o vidro, o Tocha Humana entra novamente em contacto com a atmosfera e irrompe uma vez mais em chamas. Ao aperceber-se do seu papel no esquema de Sardo e Red, o andróide aproveita o facto de as chamas o tornarem mais leve do que o ar para fugir do local, impedindo assim que o plano criminoso se realize.

Imagem
Imagem

Empenhado em castigar Sardo, o Tocha voa até à casa deste, incendiando-a. Entretanto, o criminoso esconde-se na cave protegida por metal. Depois de tratar dos comparsas de Sardo, o Tocha consegue localizá-lo e prepara-se para ajustar contas com o bandido. No meio da confusão do incêndio, surgem os bombeiros e o Professor Horton . Ao tentar salvar o cientista da possível explosão de uma botija de nitrogénio, o Tocha derrete a mesma, libertando o gás que apaga as suas chamas. O chefe dos bombeiros aproveita a oportunidade para tentar liquidar aquele que ele vê como a origem do incêndio, disparando o seu revólver contra o Tocha. Entretanto, o calor extremo da pele do andróide derrete a bala antes que esta possa atingi-lo. Sem perder tempo, o Tocha Humana volta a sua atenção novamente para Sardo que, desesperado, lança um tanque de ácido sulfurico contra o andróide. Contra as suas intenções, o tanque explode antes que atinja o andróide, liquidando o próprio Sardo.  

Imagem

Após usar outra botija de nitrogénio, o Tocha percebe que pode controlar as suas chamas e lançar bolas de fogo. Caminhando pelas ruas, envolto em chamas, o andróide acaba por ser cercado pela polícia. O andróide pede desculpas e demonstra o controlo sobre os seus poderes. Deixando-se conduzir até à esquadra, explica os planos de Sardo às autoridades, que acabam por deixá-lo regressar ao laboratório do Professor Horton, ficando sob a sua responsabilidade. 
​
Imagem
 ​Já em casa do Professor Horton, o andróide explica-lhe o seu recente controlo sobre as chamas. O Professor vê nisto uma nova oportunidade de enriquecer, desiludindo a sua criação. Percebendo que os humanos continuarão sempre a tentar manipulá-lo nos seus esquemas de ambição, o Tocha Humana decide fugir, voando para a liberdade através do teto do laboratório. 
Imagem
Inúmeras aventuras do Tocha Humana se seguiram, inclusivé uma nova versão criada nos anos 60, mas nenhuma com o impacto da primeira que em larga medida, ainda que muitas vezes sem receber o devido crédito, estabeleceu a fórmula dos super-heróis simultaneamente monstruosos, trágicos e com um fino toque de humor que viriam a caracterizar os comics do universo Marvel desenvolvidos por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, entre outros.
Imagem
ORIGENS MARVEL





  H-ALT © 2015-2035                                                                                                           Sobre    Dúvidas    Ilustradores    Publicidade    Contacto
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
tytyty